Acessórios Hidraúlicos

No meio industrial os sistemas de canalização são constituídos por tubos retilíneos de vários diâmetros e de vários acessórios como conexões, válvulas, registros, medidores de vazão, restrições e expansões, além de muitos outros acidentes. A presença destes acessórios pode servir para ligar seções de tubos, modificar a direção da linha de tubos, modificarem o diâmetro de uma linha, interromper uma linha ou ainda reunir duas correntes para formar uma terceira, entretanto a perda de carga provocada por esses “obstáculos” causa variação na velocidade do fluido em escoamento.

Este experimento tem como objetivo medir a perda de carga (queda de pressão) em acessórios hidráulicos, que compõe um Circuito Hidráulico, a fim de obter o comprimento equivalente a um tubo reto, para cada acessório. O Módulo didático ainda tem como opção complementar a determinação do fator de atrito de escoamento (Fanning) em dois tubos retos do mesmo material do Circuito.

Imagem do equipamento completo

 

Medidor de vazão

 

BIBLIOGRAFIA
1 – PERRY, R.H. & CHILTON, C.H. – Manual de Engenharia Química.
2 – McCABE, W.L. & SMITH, J. C. – Operaciones Básicas de Ingenieria Química.
3 – FOUST, A.S. et all. – Princípios das Operações Unitárias.
4 – BENNETT, C.O. & MYERS, J.E. – Fenômenos dos Transportes.
5- TELLES, Pedro Carlos Silva. Tubulações Industriais. 4ª ed. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos, 1976. 471p 6- VALVULAS industriais brasileiras. 5. ed. – São Paulo: Associação Brasileira